Aulas Análise de Sistemas

1º Debate

Crise na Engenharia de Software

Debate sobre a crise na Engenharia de Software na década de 70 até os dias atuais: causas e soluções.

Comentários

  1. Olá Pessoal vamos começar o debate por aqui...
    Estamos ainda envolvidos no que podemos dizer "crise de Software", pois com tantas tecnologias disponíveis, ainda acontecem falhas nos sistemas, atrasos nos cronogramas, falta de habilidade em lhe dar com os usuários e dificuldades em entender as suas necessidades, falta de qualidade dos sistemas, falta de documentação dos sistemas e outras tantas falhas que produzem a continuação do caos na indústria de software. Veja a matéria, os dados são alarmantes --> http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1599

    ResponderExcluir
  2. Falha na autorização é um dos maiores problemas no desenvolvimento de um software na minha opinião, pois se alguém tiver acesso a sua conta ele pode fazer o que quiser e até roubar informações suas e usá-las para outros fins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Podemos acrescentar outros problemas que permanecem desde a crise da década de 70, como por exemplo:
      Projetos estourando o orçamento;
      Projetos estourando o prazo;
      Software de baixa qualidade;
      Software muitas vezes não satisfaz os requisitos.

      Mirelle Teixeira

      Excluir
  3. Há décadas a crise do software instiga e inspira pesquisadores e profissionais a criarem propostas de soluções visando combatê-la e tornar projetos de criação de software mais produtivos e previsíveis; e com resultados de melhor qualidade. Link-> http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2014/downloads/2014/A%20problem%C3%A1tica%20do%20desenvolvimento%20de%20software.pdf

    ResponderExcluir
  4. A manutenção de software é hoje um assunto presente em organizações que desenvolvem e mantém software. Isso se deve à necessidade de sempre ajustar e melhorar o produto de software de acordo com as mais diversas necessidades. Diante desse fato, entender o significado e abrangência do termo manutenção de software pode auxiliar organizações e profissionais interessados no tema a melhor conduzir seus esforços quando precisam manter seus produtos

    Link: https://www.devmedia.com.br/dificuldades-e-problemas-encontrados-na-manutencao-de-software-engenharia-de-software-33/19303

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O termo Engenharia de Software tornou-se conhecido após uma conferência em 1968, quando as dificuldades e armadilhas de projetar sistemas complexos foram discutidas francamente. A busca de soluções começou.As mais importantes foram as linguagens de programação que refletem os estilos procedimental, modular e, em seguida, orientado a objeto.só após a conferência as dificuldades foram discutidas abertamente e confessadas com franqueza incomum, e os termos “engenharia de software” e “crise de software” foram criados.

    ResponderExcluir
  8. Falhas de criptografia o uso de um esquema criptográfico falho, amador, pode facilitar ataques de usuários mal-intencionados colocando em risco bancos de dados altamente confidenciais, deixando em perigo todas as informações presentes, já que não se sabe no que essas informações serão usadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falhas em relação a criptografia são bastante comuns, simplesmente porque a função da criptografia é manter o sigilo de informações importantes. Quando você utiliza uma senha, querendo ou não você está fazendo ouso dela. Além do mais, a criptografia é um assunto bastante difundido entre especialistas e pessoas mal intencionadas.

      Excluir
  9. A crise do software foi um termo utilizado nos anos 1970, quando a engenharia de software era praticamente inexistente. O termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software frente ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados.

    ResponderExcluir
  10. A crise do software foi um termo utilizado nos anos 1970, quando a engenharia de software era praticamente inexistente. O termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software frente ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados.
    A noção da crise do software emergiu no final dos anos 60. Uma das primeiras e mais conhecidas referências ao termo foi feita por Edsger Dijkstra, na apresentação feita em 1972 na Association for Computing Machinery Prêmio Turing, intitulada "The Humble Programmer" (EWD340), publicada no periódico en:Communications of the ACM.

    ResponderExcluir
  11. A criação da Engenharia de Software surgiu numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia(mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.

    Leia mais em: http://cienciacomputacao.com.br/tecnologia/o-que-foi-a-crise-do-software-e-o-inicio-da-engenharia-de-software/

    ResponderExcluir
  12. À medida de sua evolução, vários problemas não previstos surgiram, e
    comprometeram a qualidade do processo de desenvolvimento e do produto final.
    A crise de software ocorre quando o sistema não
    satisfaz todos os envolvidos no projeto, sejam clientes, desenvolvedores e/ou
    usuários. Os problemas podem ocorrem em diferentes etapas do processo de
    desenvolvimento: análise, projeto, construção, implantação ou manutenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Eu fico meio que admirado pela competência dos programadores da época, que do mesmo jeito conseguiram resolver o problema!
      Deve ter sido muita pressão.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Solução para a crise do software Utilização de técnicas, ferramentas e processos sistematizados para produzir software. Treinamento e educação em conjunto com a mudança de paradigma sobre o que é desenvolver software e como deveria ser feito. Criação da Engenharia de Software.

    Daniel Pereira Borges

    ResponderExcluir
  15. Acredito, que os problemas que tivemos na década de 70 percistem até os dias atuais, pois um dos principais ainda continua sendo problemas de programação e falta de investimentos tanto na mão de obra quanto em equipamentos pois a cada dia que passa os softwares evoluem os por consequência também é as empresas continuam mantendo a mesma ideologia de sempre reduzir custos e extrair ao máximo dos funcionários e equipamentos...



    Fonte: http://luizricardo.org/2013/10/os-10-erros-classicos-do-desenvolvimento-de-software/

    ResponderExcluir
  16. - Recurso financeiro restrito
    Certamente, as questões financeiras devem encabeçar essa lista de maiores desafios no desenvolvimento de software, afinal de contas, planejar e produzir um bom software envolve gastos com recursos que nem sempre estão disponíveis na empresa.
    Assim, os produtos mais modernizados e baratos são restritos às empresas de grande porte, que apresentam faturamento em muitos milhões de reais/dolares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com você, recursos financeiros influenciam em várias questões tanto como contratar bons profissionais e ou comprar licenças de bons softwares para desenvolvimento e isso é até compreensível pois no Brasil a carga tributária é um dos principais fatores.

      Excluir
    3. Apesar de atualmente o mercado de desenvolvimento de software ser um dos mais pujantes, com elevada demanda, muitas empresas ainda encontram dificuldades no desenvolvimento rápido de novos sistemas, com tecnologias modernas.
      Diante das necessidades de softwares cada vez mais funcionais e sofisticados, os desenvolvedores precisam encontrar soluções para superar os obstáculos e atender a demanda de um público cada vez mais exigente, incluindo as grandes corporações.

      Excluir
  17. Sua evolução, teve vários problemas não previstos surgiram, e
    comprometeram a qualidade do processo de desenvolvimento e do produto final.
    A crise de software ocorre quando o sistema não
    satisfaz todos os envolvidos no projeto, sejam clientes, desenvolvedores e/ou
    usuários. Os problemas podem ocorrem em diferentes etapas do processo de
    desenvolvimento: análise, projeto, construção, implantação ou manutenção.

    -Gabriel Moreira

    ResponderExcluir
  18. A Crise do software foi um termo que surgiu nos anos 70, O termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software frente ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados.

    Leia mais em: http://cienciacomputacao.com.br/tecnologia/o-que-foi-a-crise-do-software-e-o-inicio-da-engenharia-de-software/

    ResponderExcluir
  19. Mesmo com a criação de inúmeras soluções – acreditadas que seriam permanentes, como a criação da Engenharia de Software – para os problemas no passado, ainda pode se encontrar inúmeras questões não solucionadas relacionadas ao desenvolvimento de softwares superiores aos já existentes. A necessidade é inegável, mas muitas vezes grande parte do tempo e dinheiro investido se perde no processo de criação.
    Essa perda está relacionada principalmente a aspectos humanos, como a falta de especificação do usuário no momento do levantamento do projeto, expectativas irreais, atrasos, e também não humanos, como a falta dos recursos necessários para seu desenvolvimento, etc. Todos esses fatores quando em conjunto causam imenso stress, e também, uma reação em cadeia, começando “de cima” e finalmente afetando a nós, usuários.
    É triste saber que mesmo diante de tamanha evolução tecnológica, os fantasmas do passado ainda assombram os participantes da indústria do software.

    - Gabrielle Bernardes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e além de tudo que já foi citado, a questão da falha na criptografia mesmo não sendo muito mencionada é um dos grandes fatores de declínio dos softwares da época. Ainda hoje existem problemas nesse quesito e não podemos confiar cegamente na segurança de um sistema. Como diz o artigo abaixo, não há ambiente virtual 100% seguro.

      http://www.fbasistemas.com.br/fba/2015/09/02/nenhum-sistema-e-100-seguro/

      Ramon Rogério

      Excluir
  20. A crise do software foi um acontecimento que expressava a dificuldade na produção de softwares na década de 70,o motivo principal para este fato foi a alta procura por softwares e o baixo conhecimento na produção , qualidade e manutenção. Hoje em dia esses problemas continuam acontecendo.
    (Kaio B.S.Serradela)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a dificuldade de produção de softwares na crise da década de 70 realmente muito difícil de se lidar , não conseguiam criar softwares para suprir as expectativas pois faltava conhecimentos na época então havia muita falta de qualidade e manutenção
      L.leonardo Ferreira

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. A crise do software dos anos 70 foi um termo utilizado para demonstrar a falta de dinheiro da época para lidar com a situação e também a falta de capacidade da época para lidar com os softwares existentes e seus erros
    Também possuíam muitas dificuldades com o desenvolvimento e assim acabou gerando softwares de baixa qualidade , outras coisas como projetos estourando por prazo e projetos não gerenciáveis e código difícil de ser mantido.
    Luis.L.R.T.Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você está correto,bem definida sua explicação , a falta de dinheiro e experiência influenciou muito para acarretar a crise.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Verdade, as dificuldades de desenvolvimento era bem comum, com isso não era difícil de ver softwares com baixa qualidade.
      (Joao Victor dos Santos J.)

      Excluir
  23. A crise do software foi um fato ocorrido nos anos 70,tratava-se sobre as dificuldades do desenvolvimento de software, enquanto sua demanda estava crescendo rapidamente.

    Pelo baixo conhecimento naquela época era mais difícil resolver problemas, e desenvolver sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados.

    Com isso surgiu-se a Engenharia de Software na tentativa de dar um tratamento de engenharia mais controlado ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.

    (Joao Victor Dos Santos J.)

    ResponderExcluir
  24. A crise do software ocorreu na década de 70, um dos grandes fatos que ocorreu nesta época foi o acontecimento do lançamento do foguete (Ariana 5), que por um erro de dois sistemas referenciais inerciais (SRI), que por volta dos 36,5 segundos teve falhas.

    Mas ainda nos dias de hoje com todas as tecnologias disponíveis nós nos encontramos com problemas com a área da informatica, mais precisamente na área da programação.

    Tudo isto pode ser controlado com mais experiencia para aqueles que trabalham nesta profissão, que portanto pode ser considerada uma das profissões mais significativas, pelo fato de a internet em geral ser totalmente feita por programas e um erro pode custar muito para quem á utiliza.

    (Algumas informações foram retiradas do site: http://www.sbmac.org.br/bol/bol-2/artigos/ariane5.html)

    ResponderExcluir
  25. Uma das consequências da crise foi o surgimento de vários métodos de desenvolvimento, os quais devido a sua grande quantidade caracterizou-se por se tornar mais um problema frente a inexistência de um método genérico e confiável, outro aspecto esta também na aceitação de novos métodos uma vez que devido a sua imaturidade no mercado eles dificilmente são incorporados devido a pouca confiabilidade que os desenvolvedores tem em relação aos mesmos, assim preferindo usar métodos antigos mas que tem sua eficiente garantida pela experiencia de uso. Com tudo a maior consequência da crise foi o surgimento da engenharia de software o qual visa no desenvolvimento de tecnologias que facilitem e permitam a obtenção de softwares eficientes e baratos, sua importância o fez tornar-se um novo campo de pesquisa na computação.

    https://infoccomp.wordpress.com/new-page/

    ResponderExcluir
  26. Após uma Conferência da OTAN sobre Engenharia de Software em 1968 as dificuldades foram discutidas abertamente e confessadas com franqueza incomum, e os termos “crise de software” e “engenharia de software” foram criados.
    A crise se manifestava de várias formas:
    Projetos estourando o orçamento;
    Projetos estourando o prazo;
    Software de baixa qualidade;
    Software muitas vezes não satisfaz os requisitos;
    Projetos ingerenciáveis e código difícil de manter.
    A maior parte dos projetos continuam com estes problemas ainda na atualidade, assim pode se dizer que a crise continua vigente ainda na atualidade.
    As soluções para a crise de software são:
    Análise Econômica de Sistemas de Informação;
    O uso de melhores técnicas, métodos e ferramentas;
    Interesse do governo em treinamentos e educação;
    A mudança de paradigma sobre o que é desenvolver software e como deveria ser feito.

    ResponderExcluir
  27. Logo que o desenvolvimento de software começou a caminhar com o advento das linguagens estruturadas e modulares, uma situação tornou-se clara diante de todos: a indústria de software estava falhando repetidamente na entrega de resultados dentro dos prazos, quase sempre estourando os orçamentos e apresentando um grau de qualidade duvidoso ou insatisfatório.
    Os problemas que originaram essa crise tinham relacionamento direto com a forma de trabalho das equipes. Eram problemas que não se limitavam a "sistemas que não funcionam corretamente", mas envolviam também dúvidas sobre como desenvolver e manter um volume crescente de software e ainda estar preparado para as futuras demandas. Essencialmente, eram sintomas provenientes do pouco entendimento dos requisitos por parte dos desenvolvedores, somados às técnicas e medidas pobres aplicadas sobre o processo e o produto, além dos poucos critérios de qualidade estabelecidos até então.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAeI4AH/crise-software

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que as soluções mais importantes para a crise de software foram as linguagens de programação que refletem os estilos procedimental, modular e também os esforços de sistematização, automatização da documentação do programa e testes. Por último, a verificação analítica e provas de correção.
      A engenharia de software está intimamente ligada ao aparecimento e aperfeiçoamento dessas soluções.

      Excluir
  28. No Início dos anos 70, quando vivia-se a terceira era do software, houveram muitos problemas de prazo e custo no desenvolvimento de software, devido a baixa produtividade, baixa qualidade e difícil manutenção do software.

    Grande parte dos projetos continuam com estes problemas ainda na atualidade, assim pode-se dizer que a crise continua vigente.

    (Rafael Ferreira)

    ResponderExcluir
  29. Na época da crise dos softwares, devia ser muito frustrante você gastar milhões ou até bilhões, e tudo esse investimento fracassar por conta da falta de experiência dos softwares.
    Eu sinto também a pressão na cabeça dos programadores, com todas aquelas grandes empresas pressionando-os e eles não sabendo o que fazer, porque não tinham técnicas nem conhecimento suficiente para trabalhar com plenitude.
    Deve ter sido uma época dura.

    ResponderExcluir
  30. A Crise do software foi um termo que surgiu nos anos 70, O termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software frente ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados. No Início dos anos 70, quando vivia-se a terceira era do software, houveram muitos problemas de prazo e custo no desenvolvimento de software, devido a baixa produtividade, baixa qualidade e difícil manutenção do software. Grande parte dos projetos continuam com estes problemas ainda na atualidade, assim pode-se dizer que a crise continua vigente.

    Leia mais em: http://cienciacomputacao.com.br/tecnologia/o-que-foi-a-crise-do-software-e-o-inicio-da-engenharia-de-software/

    ResponderExcluir
  31. A “crise do software” foi um termo cunhado para descrever as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software no fim da década de 60. A complexidade dos problemas, a ausência de técnicas bem estabelecidas e a crescente demanda por novas aplicações começavam a se tornar um problema sério. Foi nessa época, mais precisamente em 1968, que ocorreu a Conferência da OTAN sobre Engenharia de Software (NATO Software Engineering Conference) em Garmisch, Alemanha. O principal objetivo dessa reunião era estabelecer práticas mais maduras para o processo de desenvolvimento, por essa razão o encontro é considerado hoje como o nascimento da disciplina de Engenharia de Software.


    Nome: Pedro Henrique

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog